Wives and Daughters | Minissérie

306872338

Wives and Daughters, 1999 – BBC

Wives and Daughters é uma adaptação em série de quatro episódios do romance homônimo de Elizabeth Gaskell, produzida pela BBC no ano de 1999. Ela conta a história de Molly Gibson, órfã de mãe, que viveu boa parte de sua vida na companhia do pai e vê sua vida mudar quando ele resolve se casar muitos anos depois de ter ficado viúvo.

Dr. Gibson envia Molly para passar uns dias com Mrs. Hamley, pois a jovem estava atraindo a atenção de um de seus alunos de medicina. Nesse ínterim, foi fisgado por Hyacinth Kirkpatrick e decidiu se casar novamente. Hipnotizado pela beleza da viúva, ele não previu o quanto o novo casamento poderia bagunçar a sua rotina. A então Mrs. Gibson introduz uma nova personagem na história, sua filha, Cynthia Kirkpatrick. Ela e Molly têm a mesma idade e se tornarão muito amigas, mas a relação entre Cynthia e sua mãe é muito diferente da que existe entre Molly e Dr. Gibson. Miss. Kirkpatrick passou muito tempo em um colégio interno, dessa forma não é muito próxima à mãe, apesar de serem semelhantes em muitos aspectos. Já Molly e Dr. Gibson têm uma bela relação de amizade e companheirismo.

257861966

Cynthia, Molly e Mrs. Gibson | Foros: BBC

Mrs. Gibson é a típica madrasta dos livros, uma loba em pele de ovelha. Distribui o seu tempo entre bordados e pequenas dissimulações. Sedutora e doce, não hesita em apelar para o drama quando necessário. Cynthia se parece com a mãe neste aspecto; tem consciência de sua beleza e poder de sedução e os usa para o próprio divertimento, sem pensar nas consequências. Ambas trouxeram leves pitadas de drama e dissimulação para o dia a dia de Molly e Dr. Gibson.

Molly, apesar de muitas vezes sofrer em silêncio, não faz o papel de mocinha boba. Ela é fiel aos seus sentimentos e respeita os sentimentos dos outros, além oferecer uma amizade sincera a quem lhe cerca. É uma moça adorável e o relacionamento com o seu pai é uma das coisas mais bonitas da série, apesar do distanciamento causado pela nova configuração familiar.

gibsons

Dr. Gibson e Molly | Fotos: BBC

Em relação à família Hamley, a qual Molly estreitou os laços desde a primeira visita, eles têm seus problemas e situações obscuras, especialmente no que diz respeito ao primogênito, Osbourne. Roger, o caçula, roubará o coração da mocinha, mas o caminho para esta história de amor será repleto de percalços e impedimentos.

tumblr_mtbempo7qZ1rlurexo1_500

Troca de olhares entre Molly e Roger Hamley | Fotos: BBC

Ainda não li o livro, mas ele será lançado pela Pedrazul Editora em 2016! Pela adaptação da BBC, que quase sempre nos brinda com produções impecáveis, já espero uma leitura maravilhosa, tanto quanto a de Margareth Hale (Norte e Sul), também de Elizabeth Gaskel. Wives and Daughters, no Brasil, Esposas e Filhas, é uma trama envolvente, bem mais que apenas uma história de amor central; ela fala de pessoas, seus relacionamentos, conexões, famílias e seus conflitos.

A série conta com grande elenco, alguns já conhecidos dos admiradores das adaptações dos clássicos de Gaskell e também de Jane Austen: Francesca Annis (Hyacinth Gibson), Bill Paterson (Mr. Gibson), Justine Waddell (Molly Gibson), Keeley Hawes (Cynthia Kirkpatrick), Michael Gambon (Mr. Hamley), Tom Hollander (Osbourn Hamley), Anthony Howell (Roger Hamley), Barbara Leigh-Hunt (Lady Cumnor), Rosamund Pike (Lady Harriet Cumnor), dentre outros.

divider79

 

Fontes: http://www.imdb.com/title/tt0215364/

 

Tamires de Carvalho

Estudante de Letras (Português/Literaturas), sempre foi apaixonada pelo universo dos livros. Descobriu na Literatura Inglesa uma grande fonte de prazer e inspiração. Também acha estranho falar de si mesma na terceira pessoa. Contato: ts.carvalhosantos@gmail.com