Sobre o blog

Portrait of a Woman (1787), por Adelaide Labille-Guiard

Portrait of a Woman (1787), por Adelaide Labille-Guiard

Minha ideia inicial era colocar em um blog as escritoras inglesas que eu amava e suas obras. Depois de ler Um Teto Todo Seu de Virginia Woolf, me inspirei para falar daquelas escritoras desconhecidas que são mencionadas no livro. Pesquisei pelo nome e encontrei pouca coisa nas universidades que estavam resgatando a memória das mulheres escritoras da Inglaterra: o Victorian Women Writers Project. Pesquisei as escritoras vitorianas e as anteriores, da Regência e, antes, da Restauração Inglesa, encontrando Aphra Behn e Delarivier Manley nessa última.

O que eu encontrei foram histórias de lutas por um lugar no mundo de mulheres escrevendo livros.

E o dar-se pouco valor ao ofício de escrever para uma mulher vivendo em tempos que a mentalidade era de que ela apenas servia para a cozinha e a cama.

E o que anda lendo, Senhorita…? ‘Ah! É só um romance!’, responde a mocinha, enquanto larga o livro com afetada indiferença ou momentânea vergonha. ‘É só Cecília ou Camilla ou Belinda’; ou, em suma, só alguma obra em que se exibem as maiores faculdades do espírito, em que o mais completo conhecimento da natureza humana, o mais feliz traçado de suas variedades, as mais vivas efusões de inteligência e humor são oferecidos ao mundo na linguagem mais seleta.

Vale a pena conhece-las!

  • Oi, Maria!

    Meu nome é Laís, e sou fã do “Escritoras Inglesas”. No final de 2013, lancei o livro Primeiras Impressões, inspirado no maravilhoso Orgulho e Preconceito! Tenho um blog de cinema, o lrdo.com.br, e escrevo contos para o blog Mulheres Ventaneras.

    Adoraria que você pudesse lê-lo! Caso tenha interesse, posso enviá-lo para você! Basta enviar o seu endereço. Posso também disponibilizar outro livro para sorteio no seu site, se quiser.

    Tenho também um arquivo degustação com os dois primeiros capítulos. Ele pode ser disponibilizado no seu blog sem problemas.
    O livro já está disponível na versão digital no site da Amazon (http://www.amazon.com/Primeiras-Impress%C3%B5es-Portuguese-Edition-LRDO-ebook/dp/B00NG7ITE8), na versão impressa na Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br/p/primeiras-impressoes-42749473) e no site da Editora Kiron (http://www.editorakiron.com.br/livraria/primeiras-impressoes.html)

    Parabéns pelo delicioso blog!

    Aguardo sua resposta! 🙂

    Forte abraço,
    Laís

    • Maria Sônia Oliveira

      Oi Laís!
      Hahaha comprei seu livro na Amazon dia 10, o digital, e vou começar a ler pra falar dele aqui, como fanfic brasileira de Orgulho & Preconceito.
      Legal você disponibilizar um livro pra sorteio! Vamos fazer sim.
      Abraços.

  • Gabriela Sales

    Estou simplesmente apaixonada pela sua página! Não pare nunca de postar <3

    http://www.luckforus.wordpress.com

  • Estou adorando! Parabéns!

  • Daniele Costa

    Estou encantada com esse blog!

  • Raquel

    Amei de mais o seu blog, literatura inglesa o/

  • Kelly Garcia

    Um dos blogs de cabeceira, certamente. Parabéns pelo trabalho!