Regina Maria Roche

Regina Maria Roche é considerada hoje uma romancista gótica que escreveu à sombra de Ann Radcliffe. Ela foi, no entanto, um best-seller em seu  tempo. A popularidade de seu terceiro romance, Children of the Abbey, rivalizava com Os Mistérios de Udolpho de Ann Radcliffe. Children of the Abbey foi um dos romances mais populares da época, um romance gótico e sentimental. Seu livro, Clermont, foi apenas uma tentativa real de escrever um romance verdadeiramente gótico, e é decididamente mais obscuro do que qualquer outra coisa que ela escreveu. Ambos passaram por várias edições e foram traduzidos para o Francês e Espanhol. Clermont  foi um dos Northanger Horrid Novels mencionados por Jane Austen em Northanger Abbey.

Clermont 

1718527Clermont é a história de Madeline,  uma heroína gótica, que vive isolada da sociedade com o pai, Clermont, cujo passado está envolto em mistério. Numa noite de tempestade, sua solidão é interrompida por um viajante desconhecido: uma condessa que acaba por ser uma amiga do passado de Clermont. Madeline vai morar com a Condessa para receber sua educação, mas sua nova vida idílica logo se transforma em um pesadelo chocante. Bandidos atacam a gentil condessa, e Madeline é assaltada em uma cripta sombria. E para piorar a situação, um estranho sinistro aparece, ameaçando revelar a verdade sangrenta do passado de Clermont a menos que Madeline se casa com ele. Ela pode evitar as armadilhas de seus perseguidores astutos, resolver o mistério do passado de seu pai, e conquistar o amor de seu querido De Sevignie? Esta edição de Clermont inclui o texto integral do romance, com base na primeira edição de 1798, bem como uma nova introdução e outros materiais complementares.
Sobre o Editor: Natalie Schroeder é Professor Associado de Inglês na Universidade de Mississippi. Ela ministra cursos em Literatura vitoriana, Dickens, e literatura feminina.

Sinopse: http://www.valancourtbooks.com

Children of the Abbey

Children-of-the-Abbey-311x300

Ilustração do livro

Ilustração do livro

Esses 4 volumes do romance gótico segue as vidas de Oscar e Amanda Fitzalan, as crianças de Malvina Dunreath e Fitzalan, os herdeiros deserdados da Dunreath Abbey na Escócia. Privados de sua herança de direito e ocupando um lugar obscuro na sociedade, o romance traça o seu regresso à riqueza e nobreza.

A história se abre no cenário pitoresco de uma pequena aldeia galesa, o lugar do nascimento de Amanda e seu “doce asilo” do mundo cruel e muitas vezes perigoso de século XVIII, a Grã-Bretanha. É aqui, no solo da Tudor Hall, que Amanda encontra Lord Mortimer. O Romance dos dois floresce e a beleza e bondade de Amanda superam suas desvantagens da origem obscura e falta de sorte.

Os eventos que se seguem são destinados a dividir os dois amantes, o pai de Amanda a separa do objeto de sua afeição. Fitzalan vê a relação como potencialmente prejudicial para o nome de Lord Mortimer, e dependente do pai de Lord Mortimer, o Conde de Cherbury, ele age para deter o que poderia irritar o conde. […]

childrenoftheabbey1

Ilutração do livro

Quando Amanda está na Escócia ela visita Dunreath Abbey, o lar ancestral de sua falecida mãe. O único momento verdadeiramente gótico em todo o romance acontece através da figura fantasmagórica de Lady Dunreath, a madrasta da mãe de Amanda. Presa na Abadia por sua filha, a Marquesa de Rosline, ela passou seus anos se arrependendo de sua decisão de privar Malvina (a mãe de Amanda) de sua fortuna, forjando a vontade de seu falecido marido. Ela conta toda a história sórdida a Amanda, que vai para Londres para resolver o caso…

Ela novamente é vítima da maldade das pessoas, um nobre  a difama e ela fica nas ruas de Londres, na medida em que ela é abandonada por todas as possíveis fontes de assistência. Enquanto isso, Oscar está preso e seu pai está morrendo. Os três distantes um do outro. […]

Sinopse: http://extra.shu.ac.uk

Henri-François Riesener (1767-1828)

Henri François Riesener

Regina Maria Roche (1764 -1845), foi uma romancista nascida no sul da Irlanda, em Waterford,  foi para Dublin quando criança e  para a Inglaterra em 1794, depois de seu casamento.  Seus dois primeiros romances foram publicados sob o nome de solteira, The Vicar of Lansdowne, por Regina Maria Dalton e foi seguido por The Maid of the Hamlet, (2 vols.). Em 1798 ela saltou para a fama na publicação de seu Children of the Abbey (4 vols.).

Após o seu quinto romance, The Nocturnal Visit, que foi publicado em 1800, no entanto, Roche sofreu dificuldades financeiras por falta de um advogado em um caso de duplicidade de uma de suas obras. Ela não escreveu novamente até 1807, depois que recebeu ajuda do Royal Literary Fund.

Ela escreveu mais onze romances, a sua maior parte na Irlanda rural onde voltou na década de 1820, mas nenhum combinava com seus sucessos anteriores e, depois de sofrer crises de depressão morreu, em relativa obscuridade, na cidade em que nasceu, com  81 anos.

Seu obtuário na Gentleman’s Magazine a lembra como uma ilustre escritora  que se afastou do mundo e o mundo se esqueceu dela. Mas muitos corações jovens, agora velhos, devem lembrar das suas composições graciosas.

Suas obras são:

  • ‘The Vicar of Lansdowne,’ 2nd ed., 2 vols., London, 1793.
  • ‘The Maid of the Hamlet,’ 12mo, 3 vols., 1793.
  • ‘The Children of the Abbey,’ 4 vols. 1798 
  • ‘Clermont,’ 12mo, 4 vols. London, 1798.
  • ‘The Nocturnal Visit,’ 4 vols. 12mo, 1800 
  • ‘The Discarded Son, or the Haunt of the Banditti,’ 5 vols. 12mo, 1807.
  • ‘The Houses of Osma and Almeria, or the Convent of St. Ildefonso,’ 3 vols. 12mo, London, 1810.
  • ‘The Monastery of St. Colomba,’ 5 vols. 12mo, 1812.
  • ‘Trecothiek Bower,’ 3 vols. 12mo, 1813.
  • ‘London Tales’ (anonymously), 2 vols., 1814.
  • ‘The Munster Cottage Boy,’ 4 vols. 1819.
  • ‘The Bridal of Dunamore’ and ‘Lost and Won,’ two tales, 3 vols. 12mo, London, 1823.
  • ‘The Castle Chapel,’ 3 vols. 12mo, London, 1825 
  • ‘Contrast,’ 3 vols., London, 1828. 15. ‘The Nun’s Picture,’ 3 vols. 12mo, 1834. 16. ‘The Tradition of the Castle, or Scenes in the Emerald Isle,’ 4 vols. 12mo, London, 1824.

cross_scrolls_divider

Fontes:

http://en.wikipedia.org
http://www.valancourtbooks.com

┼Ψ╬† sσnia ┼Ψ╬┼

Gosto de tudo da Inglaterra: literatura, filmes, séries, sitcons, sotaque, educação, polidez, costumes, parques, praças, arquitetura… Tudo! Fui Influenciada pela literatura inglesa que eu li avidamente. Morar lá é o meu objetivo de vida.