Os Mistérios de Udolpho (Ann Radcliffe)

Resumo

Mysteries Udolpho_RadcliffeApós a morte de sua esposa, Monsieur St. Aubert, um aristocrata francês, leva a filha em uma viagem aos Pirineus. No alto de uma estrada da montanha, Monsieur St. Aubert encontra um jovem nobre vestido com roupas de caça. Ele é Valancourt, o filho mais novo de uma família com a qual Monsieur St. Aubert está familiarizado. Juntando-se aos St. Auberts em sua jornada, o jovem logo se apaixona por Emily St. Aubert, de dezoito anos, e ela sente que também pode perder seu coração para ele.

St. Aubert fica gravemente doente e morre em uma casa de campo perto do Chateau-le-Blanc, sede ancestral da nobre família Villeroi. Após o enterro de seu pai no convento, nas proximidades de St. Clair, Emily retorna para sua casa em La Vallée e, como seu pai havia pedido, prontamente queima algumas cartas misteriosas. Ela encontra um retrato em miniatura de uma bela mulher desconhecida entre as letras. Como não foi dito para ela destruir o retrato, ela leva-o com ela quando deixa La Vallée para ficar com sua tia em Toulouse.

florent

Florent Joseph Marie Willems

Valancourt segue Emily para Toulouse para pressionar sua família. Depois de algum protesto, a tia lhe dá permissão para o jovem casal se casar. Poucos dias antes da cerimônia, a tia se casa com Signor Montoni, um italiano sinistro, que proíbe imediatamente as núpcias de Emily. Para fazer a sua recusa duplamente positiva, ele leva Emily e sua tia para sua mansão em Veneza.

Lá, Emily e Madame Montoni estão em circunstâncias infelizes, pois logo se torna evidente que Montoni se casou para ficar com os bens de sua nova esposa e sua sobrinha. Quando ele tenta forçar Emily a se casar com um nobre veneziano, Conde Morano, Emily entra em desespero. Na noite antes do casamento, Montoni de repente ordena a todos para fazerem as malas e partir para seu castelo Udolpho, no alto dos Apeninos.

Quando o grupo chega à Udolpho, Montoni imediatamente começa a resguardar as fortificações do castelo. Emily não gosta do castelo escuro, frio e onde o proprietário anterior, Lady Laurentini, desapareceu em circunstâncias misteriosas. Servos supersticiosos alegam que aparições esvoaçavam sobre os salões e galerias da antiga fortaleza.

Pouco depois de Montoni e sua família se instalarem, Code Morano tenta sequestrar Emily. Frustrado por Montoni, que o fere gravemente em uma luta de espadas, Morano ameaça vingança. Poucos dias depois, Montoni tenta forçar a esposa a assinar a doação de suas propriedades para ele. Quando ela se recusa, ele a tranca em uma torre do castelo. Emily tenta visitar sua tia naquela noite. Aterrorizada por encontrar sangue fresco nas escadas da torre, ela conclui que sua tia foi assassinada.

Sons e sombras fantasmagóricas sobre Udolpho começam a fazer com que todos se sintam desconfortáveis. Mesmo Montoni, que tinha organizado um bando de saqueadores para aterrorizar e saquear a cidade, começa a acreditar que o castelo é mal-assombrado. Emily ouve que várias pessoas eram reféns no castelo. Ela tem certeza de que Valancourt é um prisioneiro, pois ela ouviu alguém cantando uma música que ele havia lhe ensinado, e uma noite uma sombra misteriosa a chama pelo nome. Sua vida é atormentada pelas ameaças de Montoni que, a menos que ela passe suas propriedades para ele, vai sofrer o mesmo destino de sua tia.

Análise:
florent-willems-the-letter

Florent Joseph Marie Willems

Os Mistérios de Udolpho é a história de uma jovem que sobrevive aos horrores da vida como uma órfã desprotegida sujeita ao controle de uma tia avarenta e seu marido vilão, na Itália e no sul da França. Os Mistérios de Udolpho ocorre em um pseudo -medieval mundo, um mundo em que a música estranha flutua no ar à meia-noite, meias formas são vistas andando pelos corredores sem iluminação, e o perigo ameaça a heroína em cada turno.

Um ano abaixo da idade legal, Emily não pode controlar sua própria propriedade ou seus próprios movimentos, e ela não pode se casar com o homem que ela ama. O pai dela extrai uma promessa no leito de morte de que não importa o que aconteça, ela nunca vai vender a casa da família em La Vallée. A Propriedade de sua tia por lei será de Emily. O desejo de Montoni é forçar tanto Emily e Madame Montoni a assinar a doação de suas propriedades para ele. Elas se recusam. Madame Montoni paga por isso com a sua vida; Emily se recusa até não poder mais. Quando Montoni é preso mais tarde, as autoridades devolvem a Emily asua própria propriedade, bem como a de sua tia.

Emily se apaixona logo no início po Valancourt, mas o casamento é adiado até o final da narrativa por uma variedade de razões. Sua tia desaprova o namoro porque ela deseja que Emily se casar com alguém de posição, não para a felicidade de Emily, mas para melhorar a sua própria posição no mundo. Madame apressadamente se casa com Montoni e acaba prisioneira dele em Udolpho junto com a sobrinha.

E o desnrolar da história é entremeado com poemas de Radcliffe e  transcrições de paisagens hora belas, hora tenebrosas. Radcliffe conseguiu com Udolpho sua obra prima.

Personagens:
11414_374325652726792_2703870887193498017_n

The meeting. Abraham Solomon, 1855

St. Aubert

St. Aubert é um aristocrata e viúvo francês. Ele leva sua filha em uma viagem para as montanhas dos Pirenéus. Enquanto na viagem, ele fica doente e morre, deixando sua filha com algumas cartas que ele pediu a ela para destruir. Com as cartas um retrato em miniatura misterioso.

Emily St. Aubert

Emily St. Aubert é filha de M. St. Aubert. Ela quer se casar com Valancourt, mas seu tio vilão, que quer sua propriedade, impede o casamento e obriga a menina a doar sua propriedade para ele. Sua propriedade é devolvida, no entanto, quando o seu tio é capturado como um bandido. Ela está reunida com seu amado Valancourt, casa-se com ele, e estabelece-se numa uma vida tranquila.

Valancourt

Valancourt  é um jovem nobre francês que se apaixona por Emily St. Aubert e se prepara para casar com ela, até que seu tio interfere. Há rumores de que ele seja um jovem selvagem, mas ele prova que ele é digno de Emily e, finalmente, se casar com ela.

Mme Montoni

Mme Montoni  é a tia de Emily, que se casa com Signor Montoni. Seu marido a tranca numa torre de castelo para fazê-la doar sua propriedade para ele. Ela morre de pelo tratamento severo do marido.

Signor Montoni

Signor Montoni, um nobre italiano vilão que se casa com a tia de Emily e proíbe a menina de sair do castelo de Udolpho, até que ela lhe passe sua casa na França. Ela resiste e ele impõe sua força até que ela concorda sob a condição dele deixa-la partir de Udolpho.

1bfb48ef23b9ada15b7b6b6215fa8e41

Fonte:http://www.enotes.com
Tradução:Maria Sônia

┼Ψ╬† sσnia ┼Ψ╬┼

Gosto de tudo da Inglaterra: literatura, filmes, séries, sitcons, sotaque, educação, polidez, costumes, parques, praças, arquitetura… Tudo! Fui Influenciada pela literatura inglesa que eu li avidamente. Morar lá é o meu objetivo de vida.