Jane Eyre (2006) |Minissérie

 

Jane Eyre (2006) BBC

Jane Eyre (2006) BBC

Jane Eyre é uma adaptação do romance homônimo de Charotte Brontë, em série de quatro episódios, produzida pela BBC no ano de 2006. Foi considerada um sucesso na época de sua estreia, tendo sido indicada a vários prêmios, ganhando três Emmys e um BAFTA.

Aqui vemos nossa heroína e seu espírito livre, que desde a infância não se deixa abater pelas maldades de sua tia Reed e de seus primos. Passamos rapidamente pela infância de Jane Eyre, mas todos os pontos mais importantes foram mostrados: o quarto vermelho e sua tortura psicológica, o retrato de família o qual ela não pôde participar e a sua passagem pela escola Lowood.

Ao mesmo tempo que era um espírito livre, Jane Eyre ansiava por amar e ser amada, reciprocidade que ela teve poucas vezes em sua vida. Ir para Thornfield Hall, trabalhar como preceptora de Adele, traz para a vida da jovem um pouco de tudo aquilo que ela sempre sonhou: paz, um lar seguro e ser tratada como igual pelas outras pessoas.

tumblr_n6xvlnqlEq1r7zq3to1_r1_500 (1)

Jane Eyre (2006) BBC

tumblr_n6xvlnqlEq1r7zq3to2_500

Jane Eyre (2006) BBC

O casal Jane e Rochester desta adaptação, interpretados por Ruth Wilson e Toby Stephens, foram os melhores que já vi até agora! Ambos possuem elementos que os tornam fieis ao casal do livro, portanto são verossímeis e apaixonantes. A sintonia entre os atores é tão boa que percebemos a faísca entre os personagens desde a primeira vez que Rochester chama Jane de bruxa, por ela ter enfeitiçado  o seu cavalo e tê-lo feito cair. Particularmente, adoro o Rochester desgrenhado de Toby Stephens, pois é como sempre imaginei o personagem. Além disso, o jeito grosseirão deste Rochester deu toques de comicidade ao personagem, o que achei bastante positivo, em contraponto a docura e a inteligência de Miss Eyre.

tumblr_mt6dp8M2g71qkvju7o1_500

Jane Eyre (2006) BBC

Jane Eyre e Mr. Rochester são um dos meus casais favoritos da ficção. Não só por serem como iguais, como eles mesmos dizem em alguns momentos, mas também pela amizade que existe entre eles. Rochester confia a Jane quase todos os seus segredos e anseios mais profundos, sem reservas, e Jane, em contrapartida, é uma ótima ouvinte, pois não faz julgamentos, embora sempre exponha sua sincera opinião.

A aparição de Blanche Ingram, nobre e bela pretendente ao coração de Rochester, embora cruel com a apaixonada Jane Eyre, foi muito bem trabalhada e positiva para o casal nesta adaptação. A realidade é que Rochester tinha tanta necessidade de amar e ser amado quanto Miss Eyre, portanto não poupou esforços para deixar a jovem enciumada e assim provar o seu amor. O melhor de tudo é que ela terá a sua oportunidade mais tarde, rapidamente, contanto histórias do tempo que passou com St. John e suas irmãs, após a cerimônia frustrada de casamento entre ela e Mr. Rochester. Com todos os segredos revelados, nossa heroína deixa Thornfield Hall, mas apenas para descobrir que a ligação entre ela e o seu amado é forte demais para ser desfeita.

tumblr_mc04da1vqd1qe4kyho1_500

Jane Eyre (2006) BBC

Algum tempo depois, Jane retorna e o casal reafirma o seu amor em uma das cenas mais belas das adaptações literárias; uma nova declaração para reafirmar tão grande amor:

“– Na noite em que fui embora… Na noite em que fui embora você falou de uma Villa que tinha no Mediterrâneo, onde poderíamos nos refugiar e viver como irmão e irmã.

– Eu me lembro.

(…)

– Jane, você ainda está aí? – pergunta Rochester sem poder enxergá-la.

– Estou, Senhor.

– Jane, esta Villa de que eu falei, com quartos separados e isso de beijos na bochecha nos nossos aniversários…

– Sim.

– Esse plano não me atrai como antes.

– Não quer que sejamos amigos? – pergunta Jane, temerosa de que o afeto de Mr. Rochester por ela tenha mudado.

– Jane, poderia fazer a gentileza de vir sentar-se ao meu lado? Jane… eu quero uma esposa. Eu quero uma esposa. Não uma enfermeira que cuide de mim. Eu quero uma esposa para compartilhar minha cama toda noite. Ou todo o dia, enfim… Se eu não puder ter isso, prefiro morrer. Jane, nós não somos do tipo platônico…

– Você pode me ver? – pergunta Jane, bem próxima a Rochester, que confirma.

– Então escute isso, Edward: sua vida não é sua para escolher se render, ela é minha. Ela é toda minha e eu o proíbo.” (Jane Eyre, BBC 2006)

tumblr_n9t6zzJpzA1r1l1bbo1_540

Jane Eyre (2006) BBC

O mais especial nesta adaptação é que a história prossegue um pouco mais além do reencontro do casal. Mesmo sabendo que nos filmes o tempo é mais curto, muitos diretores parecem ter predileção por finais inconclusivos (vide Orgulho e Preconceito, 2005), mas considero um prejuízo quando diálogos importantes como o visto acima são cortados. Aqui, em quatro capítulos, toda a essência do maravilhosos romance de Charlotte Brontë consegue ser transmitida. Mais uma grande adaptação da BBC, recomendo!

divider79

Referências:

https://en.wikipedia.org/wiki/Jane_Eyre_(2006_miniseries)
Imagens: http://bananasinny.tumblr.com/

Tamires de Carvalho

Estudante de Letras (Português/Literaturas), sempre foi apaixonada pelo universo dos livros. Descobriu na Literatura Inglesa uma grande fonte de prazer e inspiração. Também acha estranho falar de si mesma na terceira pessoa. Contato: ts.carvalhosantos@gmail.com

  • Raquel

    Gostei muito dessa adaptação também, acho as minisséries britânicas tão lindas^^

    • Tamires

      São de suspirar mesmo! <3

  • Thalyta Smith

    Simplesmente amo essa adaptação! Para mim é umas da melhores adaptações q a bbc ja fez! Considerando q a BBC produz verdadeiras joias se tratando de adaptações!!! Fora q é uma da minha historias favoritas!!!!

    • Tamires

      A BBC é fera nas adaptações, também adoro!

  • Maria Júlia

    Adorei o post sobre a Jane Eyre, um de meus livros favoritos. Conhecia o filme de 2011 (e outros mais antigos), mas não a série da BBC. Achei, pelas fotos e trailers que vi, os atores os mais fiéis à descrição dos personagens do livro – esse Rochester é perfeito, imbatível! (rs) Mas não consegui comprar o filme para ver, vocês têm alguma dica de local para conseguir ? Abraços, M. Júlia.

    • Tamires

      Atualmente está difícil de encontrar mesmo… Assisti pela primeira vez no youtube, mas não sei se ainda está disponível… Consegui uma cópia com uma amiga, para poder fazer a resenha.

  • Luciana Campelo

    Minha adaptação preferida de “Jane Eyre”, não canso de assistir. 🙂 E estou amando tudo o que vocês escrevem neste blog. Parabéns!