Flora Thompson

flora-thompsonFlora Jane Thompson (05 de dezembro de 1876 – 21 de maio de 1947) foi uma romancista inglesa e poeta famosa por sua semi-autobiográfica trilogia sobre a paisagem inglesa, Lark Rise to Candleford.

Ela nasceu em Juniper Hill, no nordeste de Oxfordshire,  a mais velha dos seis filhos de Albert e Emma Timms, um pedreiro e uma babá. Flora foi educado na escola paroquial em Cottisford até os 14 anos, logo depois deixou a escola e começou a trabalhar nos correios. Trabalhou em várias estações de correios no sul da Inglaterra. A primeira delas foi Fringford, um vilarejo a cerca de 4 milhas (6,4 km) a nordeste de Bicester. Flora começou a trabalhar em 1891, como assistente da postmistress mrs. Kezia Whitton. Entre outros postos onde trabalhou foi o de Grayshott e Yateley em Hampshire.

Em 1903 ela se casou com John William Thompson, na Igreja Paroquial Twickenham e teve uma filha, Winifred Grace (1903) e dois filhos, Basil Henry (1909) e Peter Redmond (1918, perdido no mar em 1941).

Flora foi beneficiada por um bom acesso aos livros na biblioteca pública aberta em Winton, em 1907. Em 1911 ela ganhou um concurso de redação: The Ladies Companion for a 300-word essay about Jane Austen. Depois ela escreveu extensivamente e publicou contos e artigos em jornais e revistas. 

Ela era uma entusiasta naturalista e muitos artigos sobre a natureza eram antologias em 1986. Seus trabalhos mais famosos são Lark Rise to Candleford (trilogia) que mandou como ensaios para Oxford University Press  em 1938 e que foram publicados logo em seguida. Ela escreveu uma sequência Heatherley que foi publicado postumamente. Os livros são uma ficção, talvez, autobiográfica, pois é a história social da vida rural inglesa nos séculos XIX e princípio do XX. Flora Thompson morreu em 1947 de um ataque cardíaco em Brixham,  e foi enterrada no Cemitério Longcross, Dartmouth, Devon.

 THE-GIRL-AT-THE-GATE-Sir-George-Clausen.jpg

The Girl at the Gate, Sir George Claussen

Lark Rise to Candleford, uma trilogia de Flora Thompson (ver também Heatherley) A Trilogia foi publicada originalmente em 1945 pela OUP com uma introdução por HJ Massingham, nesta edição de 2009 tem uma nova introdução por Richard Mabey. A Penguin publicou três livros da trilogia Lark Rise, Over to Candleford and Candleford Green como volumes separados novamente.

ft

 

Depois da minissérie ser lançada pela BBC, a Penguin relançou os livros com novas capas.

 

lark-rise

 

The Still Glides the Stream, Oxford University Press – publicado pela primeira vez 1948, “Um encantador retrato de uma vila de Oxfordshire e os seus habitantes em torno do jubileu de ouro da rainha Vitória em 1887” Este foi o último livro escrito por Flora Thompson – publicado postumamente.

still-glides

Heatherley, por Flora Thompson – sua sequela de Lark Rise to Candleford, republicado a partir do original datilografado com nova introdução, ilustrações, capítulos e notas históricas em Setembro de 1998, para marcar o centenário de sua chegada em Grayshott, Hampshire  – John Owen Smith

sequel_


Lark Rise to Candleford na BBC:

51-yxsalodl

Da primeira série de Lark Rise to Candleford em 2008, a BBC afirmou: “Estamos muito satisfeitos com a calorosa reação do público… Encomendamos uma segunda série de 12 episódios para a transmissão em 2009.” E um terceiro, e quarto… Mas eles nunca chegaram até Heatherley.

admin-ajax

 

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Flora_Thompson
Fotos livros: Penguin Books

 


┼Ψ╬† sσnia ┼Ψ╬┼

Gosto de tudo da Inglaterra: literatura, filmes, séries, sitcons, sotaque, educação, polidez, costumes, parques, praças, arquitetura… Tudo! Fui Influenciada pela literatura inglesa que eu li avidamente. Morar lá é o meu objetivo de vida.