Emma (Jane Austen)

Emma (resenha)Emma Woodhouse é a protagonista de Emma de Jane Austen. Ela é inicialmente descrita no livro como “bela, esperta e rica”. Nasceu na mansão de Hartfield, terras de Highbury, de uma mãe “despreocupada” e um pai que descrevo como muito pessimista, zeloso e cauteloso. Mas ainda criança Emma ficou órfã de mãe e foi criada, juntamente com sua irmã mais velha, por seu pai Mr. Woodhouse e sua governanta Miss Taylor, que era muito próxima à Emma.

Emma era um pouco infantil e mimada apesar da idade. Após o casamento de Miss Taylor com o viúvo Mr. Weston, ela se sentiu só e decidiu que era hora de arranjar uma nova amiga.

“Um pesar chegou – um leve pesar – mas de maneira alguma sob a forma de um desagradável augúrio. Miss Taylor  casou-se. E foi a perda de Miss Taylor que a princípio trouxe essa pesar.”

Certo dia conheceu Harriet Smith, uma jovem bela, mas pouco esperta e com uma personalidade ainda em formação. Harriet deixou-se influenciar por sua nova amiga Emma o que causou enorme confusão em sua vida.

“Era uma jovem muito bonita e de uma beleza exatamente do tipo que Emma admirava. Era baixa, rechonchuda e loura, de faces rosadas, olhos azuis, feições regulares e um olhar de grande doçura. Antes do fim da noite Emma já estava encantada com suas maneiras e com sua pessoa e totalmente determinada a levar adiante aquele conhecimento”

Emma tinha uma vida nobre e queria que  sua amiga tivesse a mesma sorte que ela, viver como rica. Emma não era dada ao casamento, nunca tinha se apaixonado. Para ela, não precisava se casar pois que já era rica. Se casaria somente se aparecesse alguém mais rico do que ela e se ela se apaixonasse por ele.

Ela achava que tinha talento como “casamenteira”, interferindo na vida da pobre Harriet Smith. Esta vivia na escola da senhora Goddard desde criança, ninguém sabia sobre a família dela então ela foi crescendo e ajudando na escola.

Mas o que ninguém sabia era que um dia as ilusões desenvolvidas pela imaginação extremamente “fértil” de Emma, cairiam por terra e esta seria trazida para a realidade. Ao longo da história observamos a evolução e o amadurecimento de Emma. Parte desse amadurecimento é devido ao seu fiel amigo, Mr. Knightley, irmão do seu cunhado.

Os irmãos Knightley, apesar de mais velhos, conviveram e acompanharam o crescimento das irmãs Woodhouse. O irmão mais novo, John, se casou com a irmã mais velha de Emma, Isabella, e foram morar em Londres. Já Emma ficou na famosa mansão de Hartfield cuidando do seu velho pai e recebendo a visita frequente do Knightley mais velho (George).

Ele era o senhor das terras de Donwell Abbey, mais ou menos uma milha de distância de Highbury. O que chama atenção são os longos diálogos entre Emma e Mr. Knightley sobre a vida cotidiana de ambos, suas confusões e seus desentendimentos. Na história não é tão evidente a afeição dele por Emma, mas se não tivesse algum interesse, ele conversaria muito mais com o velho Mr. Woodhouse.

A história é muito rica em personagens que participam da vida de Emma e são afetados pelas suas confusões, como Mr. Elton, o fazendeiro Mr. Martin, o misterioso e ao mesmo tempo popular Mr. Frank Churchill, a solteirona e fofoqueira Mrs. Bates, Miss Jane Fairfax que é sobrinha de Mrs. Bates, e muitos outros.

Será que Emma algum dia se apaixonará? Mr. Knightley, algum dia se casará? O mistério que ronda a vida de Mr. Frank Churchill será revelado? O que Jane Fairfax esconde do seu passado no tempo em que viveu com os Campbells?

Leia Emma de Jane Austen e descubra!

Vale muito a pena ler este livro, seja em português ou inglês. Li a versão em inglês da Penguin Books. Encontrei-o bem velhinho em um bazar beneficente de uma associação protetora dos animais e não resisti. text-dividers-01-a-fOnde comprar:

Saraiva | Americanas | Cultura | Submarino | Amazon

Solange Peretti

Sou uma Química cosmética proprietária do blog Desvendando Cosméticos e alguns outros, alquimista amante de poções do amor. Nas horas vagas a literatura, a escrita e os filmes de época me fazem companhia. Contato: solangeperetti@yahoo.com.br

  • Eduarda Graciano

    Excelente.
    Mas só uma pergunta: George não é mais velho que o John?

  • Eduarda Graciano

    O George é que é o Knightley mais velho, não é?

    • Solange Peretti

      Ops !! Eduarda !! É sim !! Achei que tinha escrito isso mas vi que escrevi o contrário… vlw ! Vamos corrigir.