E Não Sobrou Nenhum

tumblr_ngw7dyVVdE1qc94ujo1_540

Dez negrinhos vão jantar enquanto não chove;
Um deles se engasgou e então ficaram nove.
Nove negrinhos sem dormir: não é biscoito!
Um deles cai no sono, e então ficaram oito.
Oito negrinhos vão a Devon em charrete;
Um não quis mais voltar, e então ficaram sete.
Sete negrinhos vão rachar lenha, mas eis
Que um deles se corta, e então ficaram seis.
Seis negrinhos de uma colméia fazem brinco;
A um pica uma abelha, e então ficaram cinco.
Cinco negrinhos no foro, a tomar os ares;
Um ali foi julgado, e então ficaram dois pares.
Quatro negrinhos no mar; a um tragou de vez
O arenque defumado, e então ficaram três.
Três negrinhos passeando no zoo. E depois?.
O urso abraçou um, e então ficaram dois.
Dois negrinhos brincando ao sol, sem medo algum;
Um deles se queimou, e então ficou só um.
Um negrinho aqui está a sós, apenas um;
Ele então se enforcou, e não sobrou nenhum.

Esse é, muito provavelmente, o mais aclamado livro da tia Agatha, com mais de cem milhões de cópias vendidas pelo mundo – o meu favorito ainda é Assassinato no Expresso do Oriente, mas ele vem logo em segundo lugar, sem dúvida alguma…

Por questões de ‘politicamento correto’, o título original do livro foi mudado – de Os Dez Negrinhos para E Não Sobrou Nenhum, o que acho francamente ridículo e desnecessário, para não contar que esse é o título mais spoiler de todos os tempos… Mas tudo bem, não vamos nos perder nessa polêmica, porque realmente não vale à pena; especialmente a se considerar o prato cheio que é o plot do livro.

Você tem dez estranhos convidados por um milionário misterioso a sua mansão numa ilha deserta. Um poema, uma voz acusatória que sabe de todos os crimes cometidos no passado por cada um desses estranhos. E então, um a um, cada uma dessas pessoas presa na ilha, sem possibilidade de se comunicar com o mundo exterior, aparece morta.

O suspense de E Não Sobrou Nenhum é magnificamente escrito. São reais as acusações feitas pela voz gravada na primeira noite do grupo na ilha? Quem está por trás das mortes que começam a acontecer? Será um juiz invisível, alguém que veio escondido com eles ou será alguém do próprio grupo?

É um livro sombrio – bem mais, na minha opinião, do que outras obras da Agatha Christie. Poirot, Miss Marple e o casal Beresford são todos personagens que conscientemente ou não, trazem humor às histórias de que participam, quebram um pouco o ritmo do horror causado por um crime. E Não Sobrou Nenhum, contudo, não tem nenhum personagem que passe essa impressão. Não existem momentos de leveza ou graça involuntária, mas tensão constante e crescente.

A única coisa que não gosto nesse livro é a forma como descobrimos o assassino. Não vou elaborar muito para não entregar por completo a história, mas foi a única parte que me pareceu inverossímil em meio a uma trama tão cuidadosamente urdida e planejada.

<><><>

Autor: CHRISTIE, AGATHA
Tradutor: RENATO MARQUES DE OLIVEIRA
Idioma: PORTUGUÊS
Editora: GLOBO LIVROS
Assunto: Literatura Internacional – Ficção Policial
Edição: 1
Ano: 2014

Onde comprar

Amazon | Cultura | Saraiva 

Foto: Google/Tumblr (não lembro a fonte, mas se for sua entre em contato que eu darei o crédito)

Luciana Darce

Sou uma bibliófila desde que me entendo por gente e leio praticamente de tudo um pouco. Administro o Coruja em Teto de Zinco Quente e sou mediadora de um clube do livro voltado ao debate de clássicos. E nas horas vagas, sou advogada. Você pode me encontrar escrevendo para luciana.darce@gmail.com

  • Marcia Bock Belloube

    Tenho as duas edições desse romance publicadas em português. O primeiro de 1977 ainda com o título: O caso dos 10 negrinhos e essa edição da Editora Globo. Sem contar o original em inglês!!! Perdi as contas de quantas vezes ja li cada um deles. E agora aguardo ansiosa a minisserie que a BBC está produzindo.

    • Maria Sônia Oliveira

      Sei que existem 4 filmes (1945, 1974, 1965, 1989) e assisti o primeiro. O enredo foi usado em muitas outras produções.
      http://www.imdb.com/list/ls076569037/
      🙂