Como eu era antes de você, de Jojo Moyes

Img_0810PS2

Como eu era antes de você esteve em evidência por muito tempo, desde o seu lançamento em 2012 aqui no Brasil pela Editora Intrínseca. Jojo Moyes deixou muitos leitores com o rosto inchado, emocionados com a história de Lou e Will. Eu adiei por muito tempo esta leitura, mas resolvi fazê-la um pouco antes do lançamento da adaptação cinematográfica, em junho deste ano. Foi uma leitura intensa e, ao terminar, eu estava aos prantos!

O livro fala sobre Lou e Will. Ela, uma jovem desempregada de vinte e seis para vinte e sete anos, sem grandes perspectivas e um namorado que não ama. Já Will, é um jovem de trinta e poucos anos, que teve sua agitada e independente vida paralisada por um atropelamento, que o deixou tetraplégico.

Lou é contratada para ser uma espécie de cuidadora de Will. Não uma responsável por seus cuidados médicos, que são muitos e executados pelo enfermeiro Nathan, mas para ficar atenta a qualquer necessidade do jovem. Um tempo depois de iniciar a sua jornada como cuidadora, a moça descobre que ele já havia tentado se matar e que o objetivo de sua contratação seria, além de servir como uma espécie de babá, tentar fazê-lo perceber que seria possível viver bem, mesmo com suas limitações. Era de conhecimento da família que o rapaz não tinha mais vontade de viver, desta forma Lou tinha apenas seis meses para tentar fazer Will desistir da eutanásia.

Como eu era antes de você é a história de um amor que nasceu no momento errado e com as pessoas mais improváveis, tal como uma flor que nasce no deserto. Achei incrível como Jojo Moyes abordou a questão do suicídio assistido e suas motivações. Muitas vezes, temos a romântica ideia de que o amor é capaz de mudar tudo e a autora nos mostra que sim, isto é verdade, mas não necessariamente  as coisas se encaminham para um final feliz, perfeito. O amor muda a realidade de Lou e Will da forma que foi possível. Essa é, na minha opinião, a beleza desta história.

“Fiz a única coisa que me ocorreu. Inclinei-me e encostei os meus lábios nos dele. Will ficou indeciso um instante e retribuiu o beijo. Por um instante, esqueci tudo: o milhão e meio de motivos para não fazer aquilo; meus medos. O motivo para estarmos ali. Beijei-o, sentindo o cheiro da pele, os cabelos macios nas minhas mãos. Quando ele retribuiu, tudo isso desapareceu e ficamos apenas os dois numa ilha, no meio do nada, sob milhares de estrelas cintilantes.” (p. 281)

Além dos personagens centrais, a autora desenvolveu muito bem os secundários: a família de Lou é bastante peculiar e a de Will tem outros dramas além do desejo dele de pôr fim ao seu sofrimento. É muito interessante ver as histórias desses personagens separadamente e também em torno da situação delicada de Will. Jojo Moyes é uma escritora inglesa de muito destaque na atualidade não é a toa, sua escrita é leve, mesmo quando o enredo é tão denso como o desta história.

Prepare o lencinho e não deixe de ler Como eu era antes de você: não é apenas Lou que muda após conhecer Will. Nós também mudamos depois deste romance.

admin-ajax

 

Título: Como eu era antes de você
Autora: Jojo Moyes
Tradução: Beatriz Horta
Editora: Intrínseca
Páginas: 320

 

Tamires de Carvalho

Estudante de Letras (Português/Literaturas), sempre foi apaixonada pelo universo dos livros. Descobriu na Literatura Inglesa uma grande fonte de prazer e inspiração. Também acha estranho falar de si mesma na terceira pessoa. Contato: ts.carvalhosantos@gmail.com