Charlotte Brontë se casa novamente na Igreja Paroquial de Haworth

imgID49316451

Charlotte Brontë casou com seu namorado esta tarde – assistidos por uma enorme multidão de simpatizantes no pátio da igreja de Haworth.

A BBC recriou o casamento do século XIX de Charlotte, a única sobrevivente das Irmãs Brontë, com o clérigo assistente de seu pai Arthur Bell Nicholls.

A equipe filmou a cerimônia dentro Igreja Paroquial de Haworth e a festa de casamento com atores profissionais e os funcionários do Brontë Parsonage Museum vestidos a rigor.

Entusiastas das Brontë e as populações local, convidados pelo museu, se reuniram no pátio da igreja para animar o feliz casal e jogar confete.

O evento foi filmado pela BBC de Bristol como parte de uma série que deverá ser lançada em 2016 para celebrar o 200º aniversário do nascimento de Charlotte.

Vivendo como uma Brontë será parte de uma temporada de um ano da BBC focada em literatura clássica em uma tentativa de atrair mais leitores no Reino Unido.

Durante a cerimónia de hoje Rebecca Yorke, diretora de marketing do museu presbitério, interpretou a dama de honra Ellen Nussey, a melhor amiga de Charlotte Brontë.

Ela disse: “A cerimônia foi realmente comovente. As duas pessoas que interpretaram Charlotte e Arthur estavam bem incorporados e sendo na Capela Brontë foi muito real”.

imgID49316455

“Quando estávamos na igreja, podíamos ouvir a chuva martelando no telhado, por isso foi surpreendente que tantas pessoas estivessem lá fora para nos cumprimentar”.

“Eu recebi varias perguntas a respeito e sabia a quantidade de pessoas interessadas em ir. Tivemos respostas de pessoas de todo o mundo”.

Ann Dinsdale, historiadora e gerente do acervo de Charlotte Brontë no museu presbitério, disse que estava surpreso em como o evento foi comovente.

Ela disse: “Passamos uma semana com uma equipe de filmagem ao redor de Haworth e me acostumei a eles, mas foi muito comovente ver a cerimônia real”.

imgID49316453

Ann disse que a copia do vestido foi criada a partir de descrições do vestido real e o desenho do bonnet do casamento real e véu que estavam na coleção do museu.

Ela acrescentou: “O vestido real, não sobreviveu. Arthur Bell Nicholls manteve ele por muitos anos, mas deixou instruções que deveria ser queimado após sua morte”.

Charlotte casou com Arthur Bell Nicholls após a publicação de seu romance Jane Eyre e a morte de suas irmãs Anne e Emily.

As filmagens estão sendo realizadas com o apoio da equipe do Brontë Parsonage Museum em Haworth.

Vivendo como uma Brontë será exibido na próxima primavera em dois episódios de 60 minutos.

A jornalista e radialista, Martha Kearney, a colunista e autora, Lucy Mangan e a romancista, Helen Oyeyemi estão viajando para a casa paroquial, lar das irmãs Brontë, para descobrir as histórias por trás de seus romances clássicos Jane Eyre, Morro dos Ventos Uivantes e Agnes Grey.

Um porta-voz da BBC disse:“Com a ajuda de uma série de especialistas, cada apresentadora irá explorar cada uma das Brontës em detalhe”.

“Ao reviver as ‘rotinas diárias das irmãs’, visitando os lugares-chave em seus mundos, mergulhando em suas cartas e diários e por meio de interações das irmãs umas com as outras, elas vão descobrir o que foi que serviu como suas fontes de inspiração”.

A temporada The BBC Get Reading também incluirá as Brontës na BBC, apresentando trechos das muitas adaptações para TV das obras de Charlotte Brontë e To Walk Invisible, um novo drama sobre as irmãs Brontë escrito pela criadora de Last Tango In Halifax e Happy Valley, Sally Wainwright.

divider

Fonte: www.keighleynews.co.uk

Marcia Bock Belloube

Tradutora e revisora, apaixonada por livros, filmes e cultura britânica. Fã e leitora incondicional de Jane Austen e Chalortte Bronte, mas não recuso um bom livro de escritores contemporâneos.

  • Késia de Almeida

    Incrível!! Amo a Charlotte!! To super ansiosa para assistir essa série! A BBC sempre arrasa!!

  • Esse artigo está tão cheio de coisas boas, que eu nem sei o que comentar… “Vivendo como uma Brontë” mais “To walk invisible” – como aguentar a espera? Muito ansiosa!

    Ah, e as fotos estão incríveis. A produção foi caprichada. E a atriz parece com a Charlotte mesmo!

    P.S: Não sei se vocês perceberam, mas deu um toque a mais a neve caindo do blog na foto. Reparem só.