Casa retratada em Jane Eyre pode perder o financiamento público

Esta ação equivale a um ato de vandalismo contra parte do nosso patrimônio... Wycoller Hall. Fotografia: Friends of Wycoller.

Esta ação equivale a um ato de vandalismo contra parte do nosso patrimônio… Wycoller Hall. Fotografia: Friends of Wycoller.

Wycoller Hall, o modelo de Charlotte Brontë para Ferndean Manor de Mr Rochester, deve ter o apoio do Conselho do Condado de Lancashire cancelado em 2018.

A casa de campo que serviu de modelo para a casa do Mr Rochester em Jane Eyre está sob “terrível ameaça”, dizem os ativistas. Mas de 6.000 pessoas já assinaram uma petição no Conselho de Lancashire para reconsiderar os planos de lutar pelo gerenciamento e manutenção de Wycoller Hall, perto de Colne.

As ruinas da mansão do século 16, no centro de um parque no país, foram imortalizadas por Charlotte Brontë como Ferndean Manor em seu romance de 1847 – a propriedade onde o romântico chefe Mr Rochester foi realocado após o fogo destruir sua casa em Thornfield Hall. Wycoller Hall é sobre as charnecas de Haworth in West Yorkshire onde a família Brontë viveu. Acredita-se que Charlotte e Emily visitavam a vila Wycoller frequentemente.

Embora caindo pelo desuso, Wycoller Hall é um edifício classificado e, atualmente, administrado pelo Conselho do Condado de Lancashire. O Conselho propõe parar da manutenção e abandonar o serviço de patrulhamento como parte no corte de 262 mil libras no orçamento, mas os ativistas temem que isso faça com que a propriedade fique vulnerável ao vandalismo e resulte em “perdido para sempre”.

Richard Wilcocks, ex-presidente da Sociedade Brontë, disse que as propostas foram um “tapa na cara” no aniversário de 200 anos do nascimento de Charlotte Brontë. “E muito deprimente que o Conselho do Condado de Lancashie esteja planejando encerrar os serviços essenciais para Wycoller Hall, que é muito mais do que um lugar de interesse para os amantes das Brontës”, disse Wilcocks, “esta ação equivale a um ato de vandalismo contra parte da nossa herança e é, particularmente, impensada e cínica neste ano, quando o bicentenário de nascimento de Charlotte Brontë está sendo comemorado. ”

De acordo com Friends of Wycoller, que criaram uma petição online contra as propostas: “Ferndean Manor… está sob ameaça terrível” – como é o modo pitoresco e inspirador de Brontë, que começa em Ferndean Manor e leva ao Brontë Parsonage Museum em Haworth.

“Visitantes já não serão capazes de ver as grandes naves laterais do celeiro ou usar o centro de atividade rural. Os sanitários para visitantes estão fechados e a gerencia privada do café e da loja é improvável que sobreviva. Uma parte fundamental do patrimônio das Irmãs Brontë será perdida para sempre. ”

Um grupo de voluntários, Friends of Wycoller, foi criado em 1950 para preservar o local depois que anos de saques de pedras danificaram a propriedade, incluindo a varanda do salão que foi sistematicamente retirada pedra por pedra.

O Conselho do Condado de Lancashire, que em 4 de janeiro começou uma consulta pública sobre os seus planos de corte de orçamento, para ser encerrada em 27 de março, disse que a manutenção das zonas rurais “não é uma exigência legal e propõe-se que o Conselho deixe de fornecer este serviço em abril de 2018. ”

“Nós vamos procurar novas formas de gerenciar a propriedade rural e trabalhar com os parceiros, outras organizações e a população local para explorar uma gama de opções para garantir que os locais-chaves continuem disponíveis e bem cuidados para os visitantes”, disse o Conselho.

Ferndean Manor foi apresentada no capitulo 7 de Jane Eyre:

“A casa senhorial de Ferndean era uma construção bastante antiga, de tamanho médio, sem pretensões arquitetônicas, inteiramente cercada de bosques. Eu já ouvira falar dessa propriedade.  Mr Rochester sempre falava dela e às vezes ia lá. Ele tentara alugá-la, mas não conseguira inquilinos por causa das condições insalubres e inapropriadas do lugar. Ferndean ficou então inabitada e sem mobília, com a exceção de dois ou três aposentos que serviam para acomodar o cavaleiro quando ele saia em suas caçadas.”

Wycoller também apareceu no filme The Railway Children, com Jenny Agutter como Bobbie, sentado em uma ponte sobre o córrego.

divider79

The Guardian

Marcia Bock Belloube

Tradutora e revisora, apaixonada por livros, filmes e cultura britânica. Fã e leitora incondicional de Jane Austen e Chalortte Bronte, mas não recuso um bom livro de escritores contemporâneos.

  • Raquel

    Espero que consigam manter não apenas esse, mas muito outros artigos e monumentos históricos. Eles, de fato, pertencem á todos. Obrigada por trazer essa noticia á frente!!

    • Marcia Bock Belloube

      Eu também. Partiu meu coração.