Beatrix Potter

Beatrix aged 15 with dog, Spot, 1881, © Frederick Warne & Co. 2006

Beatrix com 15 anos, com seu cão Spot, 1881, © Frederick Warne & Co. 2006

Biografia

Helen Beatrix Potter (28 de julho de 1866 em Kensington, Londres; † 22 de dezembro de 1943, próximo de Sawrey, Cúmbria) foi uma autora e ilustradora inglesa, conhecida principalmente pelos seus livros infantis que contavam as histórias de personagens animais tais como Peter Rabbit. Foi uma escritora, ilustradora, micologista e conservacionista.

 2, Bolton Gardens, Kensington Square

2, Bolton Gardens, Kensington Square

Beatrix Potter nasceu no nº 2 de Bolton Gardens, em Kensington Square, Londres, no dia 28 de julho de 1866. Sua família, da alta burguesia, era ligada ao comércio de algodão. Ela estudou em casa e recebeu da governanta uma educação vitoriana. Teve um irmão, Bertram, seis anos mais novo do que ela. Quando Bertram foi estudar fora, Beatrix, uma menina tímida, reservada e solitária, tinha como companhia os seus animais de estimação. Ela gostava de observar o comportamento deles e começou a desenhá-los quando tinha nove anos. Nas férias de verão, viajava com a família para o campo. Foi primeiro para a Escócia e, mais tarde, para Lake District, na Grã-Bretanha. Aprendeu a apreciar a natureza de perto. Mais tarde estudou arte e história natural. Beatrix criou desenhos exatamente iguais aos animais que estudava e admirava. Na adolescência, Beatrix Potter começou a escrever um diário secreto em código. Quinze anos após a sua morte, o código pôde ser decifrado. Foi publicado em inglês, sob o título de “Beatrix Potter: A Journal”. Peter-Rabbit-Beatrix-Potter-A-Journal O pai de Beatrix, Rupert William Potter (1832-1914), embora fosse advogado, seguia o comportamento dos homens abastados da sua época: raramente exercia a profissão e passava os seus dias em clubes de cavalheiros. Sua mãe, Helen Potter Leech (1839-1932), filha de um comerciante de algodão, embora gostasse de pintura, dedicava-se a cultivar novas relações sociais. A família mantinha-se com a renda herdada dos avós de Beatrix. No verão, Rupert Potter alugava uma casa no campo; primeiramente, em Perthshire, Dalguise, na Escócia, onde a família passou onze verões, de 1871 a 1881; mais tarde, uma outra casa, na região de Lake District, na Inglaterra. Em 1882 a família encontrou-se com o pároco do lugar, Hardwicke Rawnsley, que temia os efeitos causados pelo turismo e pela indústria em Lake District. Mais tarde, em 1895, ele obteria apoio nacional para ajudá-lo a proteger o campo. Beatrix Potter apaixonara-se pelas montanhas ásperas e pelos lagos escuros e aprendera com Rawnsley a importância de tentar proteger a região, algo que iria permanecer com ela o resto da sua vida.

Lake District

Lake District

Lake District

Lake District

Hill Top - Lake District

Hill Top – Lake District

Beatrix Potter procurou várias editoras para publicar seus livros. Fez setenta tentativas e sessenta e nove falharam. Sua carreira como escritora e ilustradora infantil começou quando The Tale of Peter Rabbit foi publicada por Frederick Warne em 1902. Em 1905, com o dinheiro que ganhou, comprou sua primeira propriedade em Lake District, uma fazenda chamada Hill Top. A fazenda e seus arredores começaram a aparecer nas suas histórias.

Hill Top, Lake District

Hill Top, Lake District

Beatrix foi uma mulher solteira por muito tempo. Sua mãe a pressionava para que se casasse, pois não aprovava que a filha se sustentasse com a venda dos livros que escrevia e ilustrava. O mais novo dos irmãos Warne, Norman era o único solteiro da família e um tio muito dedicado a seus sobrinhos e sobrinhas. Norman foi o responsável pela publicação inicial dos livros de Beatrix. Em 1905 Norman pediu Beatrix em casamento e foi alegremente aceito. O noivado foi mantido em segredo, pois a família de Beatrix Potter desaprovava um noivo que vivia de sua profissão de editor, por considerá-lo de classe inferior. Tragicamente, em 25 de agosto de 1905, um mês depois do pedido, Norman morreu de anemia, quando tinha 37 anos. Isso deixou Beatrix devastada, mas ela fez o máximo para superar esse momento difícil trabalhando ainda mais do que o costume.

Casamento

casamento de Beatrix em 14 de outubro de 1913

Casamento de Beatrix em 14 de outubro de 1913

Em 1913, aos quarenta e sete anos, Beatrix casou-se com William Heelis, um procurador local, e foi morar em Sawrey. Ela passou a desenhar e a escrever menos, dedicando-se às atividades da fazenda, à criação de carneiros e a comprar muitas terras em Lakeland, para preservá-las. Quando Beatrix Potter morreu, em 1943, deixou mais de 4.000 acres e 15 fazendas para o National Trust, uma organização destinada a preservar lugares de interesse histórico ou de grande beleza cênica na Inglaterra.

A Escócia

Escócia

Férias na Escócia

Poucas pessoas percebem a importância e a influência da Escócia sobre a vida de Beatrix Potter. Quando criança, Beatrix e sua família gozavam longas férias de verão na área de Birnam, Perthshire. Permanecendo no campo, longe da vida mais formal que levavam em Londres, Beatrix e seu irmão mais novo, Bertram, foram capazes de estudar a vida selvagem local. Foi a partir de Eastwood, Dunkeld, em 1893, que Beatriz escreveu o famoso conto The Tale of Peter Rabbit. No dia seguinte, ela escreveu uma carta ao irmão, sobre um sapo chamado Jeremy Fisher. As pessoas que ela conheceu lá, nos feriados, inspiravam os seus personagens adoráveis como a Mrs. Tiggy-Winkle e Mr. Jeremy Fisher. Beatrix Potter é conhecida não somente como um autora e ilustradora, mas também como uma eminente cientista. Durante seu tempo na área de Birnam ela se encontrou e formou uma amizade especial com Charles Mcintosh – o naturalista – partilhavam um interesse mútuo em fungos e animais selvagens. No dia 2 de julho de 2009, a Editora Lótus do Saber publicou no Brasil o livro “A História do Pedro Coelho”, como parte da coleção dos livros de Beatrix Potter nunca antes editados no formato original.

beatrix_potter

Pedro Coelho, o primeiro título da coleção, é provavelmente o livro mais amado (e mais citado) por todos os ingleses que na infância foram tocados pela magia de Beatrix Potter. É até hoje um dos livros infantis mais vendidos em todo o mundo. Agora chega ao Brasil. Não é difícil imaginar pais, mães, irmãos mais velhos e até avós pegando o livrinho emprestado depois que o dono tiver dormido como os coelhinhos da história. Afinal, todos nós fomos crianças. Beatrix Potter sabia disso. Compre aqui.  

Filmes sobre B. Pottter

MIss Potter, 2006

MIss Potter, 2006

Diretor:  Chris Noonan
Roteiro:  Richard Maltby Jr.
Atores:  Renée Zellweger, Ewan McGregor, Emily Watson

Jemima-Puddle-duck-Jemima-Puddle-duck-Birthday-Girl-Card2Fontes:

beatrixpottersociety.org.ukpt.wikipedia.org/wiki/
BeatrixPotter
www.imdb.com

┼Ψ╬† sσnia ┼Ψ╬┼

Gosto de tudo da Inglaterra: literatura, filmes, séries, sitcons, sotaque, educação, polidez, costumes, parques, praças, arquitetura… Tudo! Fui Influenciada pela literatura inglesa que eu li avidamente. Morar lá é o meu objetivo de vida.

  • Raquel

    Beatrix Potter é um exemplo de mulher!!
    Amo muito seus livros, espero poder comprar todos um dia^^