As Assembly Rooms de Bath nos romances de Jane Austen

Por Rachel Knowles

Assembly Rooms, Bath - front entrance2

A Upper Rooms, em Bath

No período Regencial, Bath não era mais o refugio elegante que já tinha sido uma vez. O aumento da popularidade do banho de mar enviou multidões para cidades como Weymounth e Brighton, deixando Bath para os inválidos e os que não podiam ser dar ao luxo de manter um estilo de vida moderno em Londres.

A sociedade Bath era servida por dois tipos de Assembly Rooms, a Lower Rooms e  New ou Upper Rooms.

Jane Austen viveu em Bath entre 1801 e 1805 e ela usou sua experiência pessoal para trazer a cidade para a vida de seus livros. Dois de seus romances são parcialmente localizados em Bath: Persuasão e Abadia de Northanger.

Jane Austen's house in Bath 2crop

Casa da Jane Austen em Bath (1801 – 1805)

Persuasão

As Assembly Rooms desempenham um pequeno, mas importante papel em Persuasão; elas são o pano de fundo em cena crucial da historia. A heroína, Anne Elliot, está ansiosa para visitar as salas, na esperança de encontrar o Capitão Wentworth, mas ela é impedida pela esnobe atitude de seu pai.

“O teatro ou as salas… não estavam na moda o suficiente  para os Elliots, cuja diversões á noite eram apenas na estupida elegância das festas particulares, em que eles ficavam mais e mais comprometidos.”

Um concerto na Upper Rooms

No entanto, Sir Walter e sua filha mais velha estavam ansiosos para assistir a um concerto em uma das salas, na companhia de sua elevada parente, Lady Dalrymple. “Era um concerto em beneficio de uma pessoa apadrinhada por  Lady Dalrymple. É claro que devemos participar.”

The Tea Room, Assembly Rooms, Bath, where concerts were held every Wednesday

O Salão de Chá, Assembly Rooms, em Bath, onde eram tocado os concertos todas as quartas-feiras

Apesar de Jane Austen não dizer especificamente que o concerto estava sendo realizado na Upper Rooms, ao contrario das Lower Rooms, é claro que era, porque menciona uma sala de lá, a Octagon Room, pelo nome:

“Sir Walter, suas filhas e a Sra Clay, foram os primeiros de todos os convidados a chegarem à sala de concerto, como era preciso aguardar Lady Dalrymple, foram se acomodar junto a uma das lareiras da Octagon Room.”

The Octagon Room, Assembly Rooms, Bath

A Octagon Room, Assembly Rooms, em Bath

As referidas Salas de Concertos eram as Salas de Chá, que eram usadas principalmente para os concertos e refrescos. É neste concerto que Anne Elliot fica esperançosa de que seu afeto pelo Capitão Wentworth seja correspondido quando aquele cavalheiro esbraveja em um ataque de ciúmes.

Abadia de Northanger

Em Abadia de Northanger, a heroína, Catherine Morland, costumava visitar tanto as Upper Rooms quanto as Lower Rooms.

Uma multidão nas Upper Rooms

Assembly Rooms, Bath - the ball room 4

O Salão de Baile, Assembly Rooms, em Bath

Catherine ansiosamente antecipa “a noite importante”, que era “para conduzi-la a Upper Rooms”. Infelizmente, “Sra Allen demorou tanto para vestir-se que não conseguiram entrar no salão de baile senão mais tarde. A temporada estava cheia, a sala lotada e haviam senhoras espremidas tanto quanto poderiam. Como para o Sr Allen, que se dirigiu a sala de cartas e as deixou desfrutar de uma multidão por conta própria. ”

Sra Allen passa a noite toda lamentando sua falta de conhecidos em Bath impedindo-a de ser capaz de fornecer a Catherine um bom parceiro. No entanto, a vaidade de Catherine é satisfeita ao ouvir por acaso dois cavalheiros dizerem a ela o quanto “era uma bela garota”.

Uma introdução importante as Lower Rooms

Catherine é mais bem-sucedida quando ela visita a Lower Rooms:

“Elas fizeram sua aparição nas Lower Rooms; e aqui a fortuna foi mais favorável para a nossa heroína. O mestre de cerimonia apresentou-a a um cavalheiro muito jovem como um parceiro; seu nome era Tilney. “

A conversa de Catherine com o Sr Tilney revelou que ela visitou as Upper Rooms na segunda-feira, o teatro na terça e um concerto na quarta. O programa de eventos nas Upper Rooms indica que ela participou de um baile à rigor na Upper Rooms e que um concerto também foi realizado.

O que Catherine vestia

Sr Tilney brinca com Catherine sobre o que ela vai escrever em seu diário e nos dá sua descrição do que Catherine usava na Lower Rooms:

“Sim, eu sei exatamente o que você vai dizer: sexta-feira, fui para Lower Room; usava minha capa de musselina estampada com ornamentos azuis — sapatos pretos lisos  — parecia muito adiantada, mas foi estranhamente assediada por um estranho, um homem imbecil, que me fez dançar com ele e me angustiou por sua tolice.”

1809 v2 Ackermann's Fashion Plate 24 - Ball Dress

Traje de baile de 1809 – Ackermann’s Fashion Plate 24

O Mestre de Cerimonias

Sr Tilney continua a contar para Catherine o que ele gostaria que ela escrevesse em seu diário e, assim fazendo, menciona pelo Mestre de Cerimonia:

“Eu dancei com um jovem muito agradável, apresentado pelo Sr King; tive uma conversa satisfatória com ele — parece um gênio extraordinário — espero que eu possa saber mais sobre ele. ”

À primeira vista, parece que Jane Austen registrou seus fatos errados. Quando Abadia de Northanger foi publicado em 1818, o Sr. King tinha deixado de ser o Mestre de Cerimônias nas Lower Rooms; ele foi promovido para as Upper Rooms em 1805. No entanto, Jane Austen escreveu Abadia de Northanger no final dos anos 1790 e foi publicado pela primeira vez em 1803, momento em que o Sr King ainda estava presidindo as Lower Rooms.

Parceiros de Dança

Uma conversa entre Isabella Thorpe e o irmão de Catherine, James, levanta a questão de saber se é necessário mudar os parceiros de dança nas Upper Rooms. É, naturalmente, ridículo que Jane Austen coloque as palavras de decoro na boca da Isabella enquanto paquera:

“Como você pode ser tão importuna; somente compreenda, minha querida Catherine, o que seu irmão quer que eu faça. Ele quer que eu dance com ele novamente, embora eu lhe diga que é a coisa mais inadequada e totalmente contra as regras. Ele nos faria conversar no lugar, se ele não mudasse de parceira. ”

“Sobre a minha honra”, disse James, “nestas reuniões públicas, ela é frequente ou não. ”

Upper Rooms, Bath - entrance 2

Entrada para o Assembly Rooms, em Bath

divider79

Fonte: http://www.regencyhistory.net/

Marcia Bock Belloube

Tradutora e revisora, apaixonada por livros, filmes e cultura britânica. Fã e leitora incondicional de Jane Austen e Chalortte Bronte, mas não recuso um bom livro de escritores contemporâneos.