5 PARALELOS ENTRE “O DIÁRIO DE BRIDGET JONES” E “ORGULHO E PRECONCEITO” QUE VOCÊ NUNCA NOTOU

É uma verdade universalmente conhecida que o Diário de Bridget Jones é um dos maiores prazeres secretos cinematográficos na história dos filmes. Com o terceiro filme da série da autora Helen Fielding – O Bebê de Bridget Jones – chegando aos cinemas em setembro, recomendamos que você pegue uma taça de vinho e comece a maratonar as primeiras duas partes do drama inspirado em Jane Austen. Embora apenas ligeiramente baseada em Orgulho e Preconceito, Fielding tece alguns paralelos bem poderosos entre o livro original e o filme. Aqui estão 5 paralelos entre Bridget Jones e Orgulho e Preconceito que você nunca notou:

  1. As protagonistas Bridget Jones e Lizzie Bennet começam suas histórias como mulheres fortes, independentes e dolorosamente solteiras.

tumblr_mltvf60urO1s4peqyo1_500

Apesar de estarem separadas por séculos, ambas as mocinhas sentem a pressão da solteirice imposta pela sociedade, amigos e família. No entanto, elas são sinceras, espirituosas e carismáticas.

  1. Ambas têm que repelir um idiota diabolicamente charmoso antes de encontrarem o verdadeiro amor.

tumblr_nn2zocxwh51rbgu1so2_250

No início é fácil gostar do belo e galante chefe de Bridget, Daniel (ele é interpretado por Hugh Grant depois de tudo) da mesma forma que é fácil torcer por Lizzie e pelo cavalheiresco Mr. Wickham. Contudo, não leva muito tempo para perceber que os dois galãs são um problema.

  1. Durante a história, Bridget e Lizzie reconhecem seus inúmeros defeitos.

tumblr_mnrnuuUIVa1rsd9coo1_500

As duas estão longe de serem perfeitas. Antes de conseguirem o homem de seus sonhos (aqueles que elas, inicial e ironicamente, não percebem que são os homens de seus sonhos), cada uma passa por um processo de autoconhecimento.

  1. O que leva ambas a se apaixonarem por um homem inesperadamente calado e sério chamado Darcy!

tumblr_mg77nuPStm1r8zo91o1_500

Ok, até agora este é o paralelo mais evidente, sem mencionar que os dois Darcys são interpretados por Colin Firth. Fielding admitiu ter dado uma descrição bem firthiana a Mark Darcy após assistir à adaptação de Orgulho e Preconceito produzida pela BBC em 1995.

  1. As duas mulheres também reconhecem umas verdades universais muito importantes!

635860102829540627-1230016042_bridgetjonessinging

A famosa frase de Jane Austen diz que “É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro em posse de uma boa fortuna deve estar procurando uma esposa”. Essa pode ter sido uma verdade no século XIX, mas a rainha moderna, Bridget Jones, ilumina uma verdade que transcende décadas: “É uma verdade universalmente conhecida que quando uma parte da sua vida começa a ir bem, a outra desmorona espetacularmente”.

break

Traduzido do site Holliwood.com

Enza G. Said

Capixaba, acadêmica de Direito, amo a cultura inglesa, mas sonho em morar no sul da França. Sou apaixonada por música clássica, chá, cheiro de chuva e filmes antigos; passo horas relendo trechos dos meus livros favoritos e toco piano nas horas vagas. Contato: enzasaid@gmail.com

  • Bridget Jones é diva! Por incrível que pareça, nunca li Orgulho e Preconceito, embora tenha a maior curiosidade e queira MUITO ler algo da Jane Austen. Mas Bridget Jones eu li há séculos e, embora tenha gostado muito mais dos filmes, a personagem ganhou meu coração. ^^ Gostei da lista e fiquei com ainda mais vontade de ler o clássico de Austen e de ver o terceiro filme com Bridget Jones.

    Beijinhos,
    Livro Lab

    • Maria Sônia Oliveira

      Leia sim! Orgulho e Preconceito é maravilhoso, só que não é uma comédia como Bridget (que eu adoro!), e Elizabeth não é atrapalhada e louca por um romance. Ela é centrada e quem mais tem juízo no livro. Beijos!

  • Leila Maciel

    Esse filme é uma delícia. Me acabei de rir com as trapalhadas da Bridget e me rendi temporariamente ao cafajeste do Daniel, mas meu coração é mesmo do Darcy.

    • Enza Said

      Ele é ótimo mesmo…
      Difícil não ficar abalada pelo Daniel quando quem o interpreta é ninguém menos que Hugh Grant hahaha mas sempre acabamos voltando para o Darcy <3

      • Leila Maciel

        Darcy amorzinho.